Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Sinopse

13.jpg

A minha opinião:

Quando o ano passado li “Uma praça em Antuérpia”, deparei-me com o nome de Aristides de Sousa Mendes, já tinha curiosidade em ler um pouco mais sobre quem tinha sido ao certo este homem, que para mim não interessa se salvou uma, ou centenas de pessoas da deportação e certamente de uma morte quase certa, o que importa é que ele arregaçou as mangas e foi contra as ordens recebidas para tentar salvar essas pessoas. Sendo Portuguesa não poderia ficar indiferente a tão misericordioso gesto efectuado por este Homem Bom.

 

Confesso que houve alturas em que este livro me maçou, mas pelo lado bom, isto é, o livro está elaborado com tantos dados e pesquisas históricas que em determinados momentos torna-se chato para quem, como eu, não está habituado a ler biografias.

 

Neste livro, vamos acompanhando ao pormenor, não só a vida de Aristides, a sua família, as dúvidas, as acusações, como passou os vistos, os refugiados que ajudou, como também o desencadeamento ao pormenor da II Guerra Mundial e a posição do regime Salazarista.

 

1 (1).jpg

Aristides de Sousa Mendes, nasceu a 19 de Julho de 1885 em Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal, na Beira Alta, casado e pai de 12 filhos, com idades entre os 8 e os 30 anos, foi cônsul de Portugal em Bordéus, entre Julho de 1938 e Julho de 1940. Em Junho desse mesmo ano, este homem, ousou, não só não respeitar, como transgredir uma ordem provinda de Salazar, concedendo milhares de vistos a refugiados e opositores ao nazismo e a judeus, arrancando-os às garras de Hitler, tendo sido por esse facto mais tarde, julgado e condenado, acabando por morrer 13 anos depois, a 3 de Abril de 1954. Morreu pobre, desiludido e esquecido por todos, numa triste e extrema pobreza, no meio de muita dor física e moral.

Só no dia 17 de Novembro de 1998 é que Aristides de Sousa Mendes recebeu o reconhecimento e homenagem por parte do Parlamento Europeu de Estrasburgo.

Sem dúvida uma biografia muito interessante e certamente que vou querer ler mais sobre este Homem.

4-estrelas (8).jpgConheça quem foi Aristides de Sousa Mendes, assistindo este video.

"Tenho de salvar estas pessoas, tantas, quantas, eu puder. Se estou a desobedecer a ordens, prefiro estar com Deus e contra os homens, do que com os homens e contra Deus."

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 01:30



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Próxima Opinião...


Estou a Ler...



Goodreads

2017 Reading Challenge
Tânia Tanocas Já leu 39 livros... A meta é de 50 livros...
hide




Mensagens