Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


"Eu e Tu" de Niccolò Ammaniti - Opinião

por Tânia Tanocas, em 06.09.17

Quarta leitura do #bookbingoleiturasaosol
Categoria: "Juvenil / YA"

38.jpg

Opinião:

Este livro baralhou por completo a escolha da categoria a preencher, inicialmente, estava destinado ao prémio literário, mas depois de o ler achei que se encaixava perfeitamente na categoria Juvenil / YA.

 

"Mimetismo batesianoverifica-se quando uma espécie animal inóquia usufrui da sua semelhança com uma espécie tóxica ou venenosa que vive no mesmo território, chegando mesmo a imitar a sua coloração. Deste modo, na mente dos predadores, a espécie imitadora é associada à espécie perigosa, aumentando assim, a sua possibilidade de sobrevivência."

 

O livro inicia 10 anos depois dos acontecimentos, retornando de seguida ao passado.
O nosso protagonista é Lourenzo, um jovem adolescente, vai relatando como é o seu dia a dia no liceu (particular) e em seguida a transferência para uma escola pública, o jovem tem e sempre teve problemas de relacionamento na escola, sente-se bem com o seu isolamento, mas isso acarreta consequências para a sua vida, um dia vê um documentário sobre os insectos miméticos e começa a comportar-se como eles.

 

É um garoto que é tão sufocado pela protecção maternal que um dia conta-lhe que uma amiga o convidou para uma semana de férias na montanha. A mãe fica de tal maneira extasiada que ele não tem coragem de dizer que se trata de uma mentira...

 

Lourenzo, vai assim ter uma semana em que se sente feliz, a fazer aquilo que ele gosta e acima de tudo, Lourenzo vai poder ser quem realmente ele é , mas alguém vai descobrir a sua mentira e estragar o seu paraíso. Esse alguém também deseja ajuda e compreensão, será que Lourenzo vai ser capaz de suportar uma intrusa e dar-lhe o devido auxílio necessário?

 

Gostei da premissa do livro, mas achei que lhe faltou bastante por contar e desenvolver, fiquei com a sensação de que estava a ler o guião de um capítulo de novela e que abruptamente terminou, deixando o espectador em suspenso...
Acima de tudo, acho que é uma leitura que se adequa aos leitores mais jovens, nem que seja para terem a noção de entreajuda e de como enfrentar alguns problemas sociais...

 

"Porque é que tinha de andar na escola? Porque é que o mundo funcionava assim? Nasces, vais à escola, trabalhas e morres. Quem tinha decidido que aquele era o modo certo de viver? Não se podia viver de maneira diferente?"

 

"Mas, quanto mais eu encenava esta farsa, mais diferente me sentia. O abismo que me separava dos outros tornava-se cada vez maior. Sozinho senti-me feliz, com os outros tinha de fingir.
Este facto, por vezes, afligia-me. Teria de os imitar para sempre?"

3-estrelas.jpg

Ammaniti_by-Simona-Caleo-UberAura.jpg

 

 

 

Niccolò Ammaniti nasceu em Roma, cidade onde vive, e é um dos mais conceituados autores italianos da actualidade. Os seus livros são enormes sucessos de vendas internacionais e estão publicados em quarenta e quatro países.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:12


2 comentários

Imagem de perfil
Não conheço o autor, mas gosto muito de literatura YA.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor






Mensagens



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D