Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Óscares 2017... Parte I

por Tânia Tanocas, em 15.02.17

Este mês decidi colocar um pouco os livros de lado e "agarrar-me" ao cinema, já que vamos ter óscares, quero estar dentro do assunto para, também eu, poder ter uma opinião.

O post é baseado, unicamente, na minha opinião e gosto pessoal.

Não sou nenhuma "expert" em cinema, mas sou espectadora e como tal, quero deixar aqui umas palavras acerca desta mundialmente festa que enaltece e premeia todos aqueles que, com o seu trabalho, nos "oferecem" muitas horas de prazer. 

 

Os nomeados para melhor Filme são:

page3.jpg

Já visualizei os seguintes, até agora...

 

Sinopse:

3 (5).jpg

4 Nomeações: Melhor Filme / Melhor Actor Secundário / Melhor Argumento Original / Melhor Montagem

Opinião:

Vi este filme, mesmo antes de saber que iria ser nomeado para os óscares, um genial Western dos tempos modernos, para muitos poderá ser um filme bastante parado, mas acreditem muitas das vezes os silêncios falam mais do que mil palavras.

Dois irmãos tentam “driblar” o sistema financeiro, que cada vez mais asfixia as famílias com falsas promessas de facilidades e que depois de entrarmos na sua teia não há escapatória possível.

No seu encalço vamos ter o típico Xerife que tenta combater os criminosos com um humor tipicamente sarcástico.

Gostei mesmo muito deste filme e fiquei feliz de ser nomeado, neste filme é caso para se dizer: “ladrão que rouba ladrão…”

 

Sinopse:

4 (6).jpg

8 Nomeações: Melhor Realização / Melhor Banda Sonora / Melhor Filme / Melhor Actor Secundário / Melhor Actriz Secundária / Melhor Fotografia / Melhor Argumento Adaptado / Melhor Montagem

Opinião:

Confesso que estava com as expectativas muito elevadas em relação a este filme, mas sinceramente não consegui ficar maravilhada. Não sei, sabem aquela sensação de “Já acabou!!! E termina assim!!!”. Acho que o final deixou muita coisa em aberto, ou se calhar, fui eu que não compreendi a mensagem.

Gostei do desenvolvimento do personagem, consegui sentir a sua passividade, fúria, indignidade e dúvidas, mas não compreendi o desenrolar que a sua vida levou.

Estava à espera de uma evolução “cor-de-rosa”, mas a vida é mesmo assim nem sempre termina como desejamos.

 

Sinopse:

papel-.jpg

 4 Nomeações: Melhor Filme / Melhor Actor / Melhor Actriz Secundária / Melhor Argumento Adaptado

Opinião:

Também ainda não se falava de nomeações para os óscares e já eu estava ansiosa para ver este filme, não sabia do que se tratava, mas tinha dois dos meus actores preferidos (Denzel Washington e Viola Davis) e era motivo mais do que suficiente para não perder este filme.

Só consigo dizer que fiquei arrebatada, o desempenho das personagens são simplesmente divinais e o contexto, por muito que se pense que são valores do passado, fiquei com a sensação de que poderia ser, sem sombra de dúvida a realidade de uma família qualquer dos nossos dias.

Quantos filhos se sentem incompreendidos pelos pais? E quantos, muitas das vezes são “obrigados” a ter actividades que os pais desejavam ter feito e “empurram” os seus filhos para as realizar. Quantas mulheres fecham os olhos para os devaneios dos maridos?

Um filme muito psicológico, muitas vezes desejei entrar no filme e esmurrar Troy Maxson, para ele acordar e recuperar o que estava a perder.

De todos os filmes vistos até agora, este arrebatou o meu favoritismo. É longo, mas a trama flui de tal maneira que nem se dá pelo tempo a passar.

 

Os nomeados para melhor Filme de Animação são:

page2.jpg

 Já visualizei os seguintes, até agora...

 

Sinopse:

1 (7).jpg

2 Nomeações: Melhor Filme de Animação / Melhor Canção Original

Opinião:

Um bom filme para fazer concorrência a Frozen, cheio de melodia misturada com animação.

Vaiana (título português) ou Moana (título original), não percebi porque alteraram o nome da personagem, eu pessoalmente gosto mais de Moana e é assim que vou recordar e escrever sobre este filme.

Acompanhamos Moana desde tenra idade (uma autêntica fofura) e logo nos apercebemos de que é uma criança destemida, é a única filha do chefe de uma longa geração de navegadores. Sempre de mente aventurosa, o maior desejo dela é explorar o mundo e navegar pelo infinito oceano, transpondo os limites do recife, a vontade do seu pai é que Moana seja a próxima chefe da tribo e continue a zelar pelos destinos do clã e ilha, mas não será esse o destino escolhido (e destinado) pela jovem.

 

Sinopse:

2 (6).jpg

1 Nomeação: Melhor Filme de Animação

Opinião:

É o favorito a ganhar o óscar e eu sou completamente da mesma opinião.

Zootrópolis é uma cidade igual a todas as outras, a única diferença são os seus habitantes, animais (presas e predadores) povoam e coabitam no mesmo espaço pacificamente.

Toda a ação gira em volta de Judy, uma coelha que decide abandonar o negócio da família na aldeia e embarcar no seu sonho de ser polícia, apesar de todas as contrariedades Judy acaba por alcançar o seu objectivo, mas vai ter de batalhar no duro para poder vingar na vida.

Gostei muito deste filme, uma boa história onde a perseverança e força de vontade são palavras-chaves.

Adorei a imaginação que tiveram ao colocar uma preguiça a desempenhar uma actividade, irritante, mas simplesmente delicioso.

 

Também vi três filmes, cujos protagonistas estão nomeados para o óscar de melhor Actriz e melhor Actor:

 

Sinopse:

6 (5).jpg

1 Nomeação: Melhor Actriz

Opinião:

Filme francês, tenho pena de não estar nos nomeados para filme estrangeiro, pois é sem dúvida um filme merecedor de um galardão destes.   

Adorei a prestação da actriz, uma mulher que tem de lidar com vários desaires na vida, começando pelo facto de ter sido violada e lidar com isso como se não fosse nada de especial. Toda a vida desta mulher foi pautada por desgraças, algumas deixaram marcas para sempre, mas foi também esses infortúnios que a fizeram ser uma mulher fria e ambiciosa.

Adorei a caracterização da personagem do filho dela, um retrato bem real, do típico menino da mamã que quer brincar aos adultos, mas às custas da mãe.

Como o cinema francês nos tem apresentado, este é mais um filme cru, sem mascarar os sentimentos ou cenas, para algumas pessoas podem ter cenas chocantes, mas não será a realidade, também ela crua.

 

Sinopse:

7 (6).jpg

3 Nomeações: Melhor Banda Sonora / Melhor Actriz / Melhor Guarda-Roupa

Opinião:

Sei que John F. Kennedy foi presidente dos Estados Unidos, casado com Jackie Kennedy, com dois filhos e morreu assassinado no Texas em 1963, de resto não conheço mais nada acerca da história dos Kennedy, por isso parti para este filme completamente às escuras.

Pensei que fosse um filme acerca da história familiar, mas não, este filme é baseado numa determina entrevista que Jackie deu há revista Life, aqui recordaremos os sete dias posteriores há morte do seu marido, uma dos objectivos de Jackie era fazer com que o seu marido fosse relembrado para sempre de forma apoteótica, enfrentando todo o sistema de segurança pessoal e até os seus devaneios pessoais.

Do pouco que conheci de Jackie, neste filme, achei uma mulher fútil que só se preocupava com as aparências e não se coibia de gastar os dólares dos contribuintes “a torto e a direito”, mas por outro lado, uma mulher fria o suficiente para tratar de toda a logística do funeral do marido assassinado há sua frente.

Da prestação de Natalie Portman, a minha primeira impressão é de que tinha sido um desempenho muito forçado, mas como já tinha referido não conhecia a Jackie, por isso fui ver a sua postura em vários vídeos e realmente pude constatar de que a actriz fez um excelente trabalho.

 

Sinopse:

8 (1).jpg

1 Nomeação: Melhor Actor

Opinião:

Este foi um dos filmes que certamente me passava ao lado, se não fossem as boas opiniões que vi, tudo derivado ao cartaz do filme, parecia uma comédia e eu não sou muito fã deste estilo de filme.

Mas não, este é o drama de um pai, que em concordância com a mulher, decide dar e transmitir uma educação diferente aos seus seis filhos. Entretanto o pai vai ter a difícil tarefa de levar a sua família de volta há (dita) sociedade normal e enfrentar desafios que irá colocar em causa tudo aquilo em que sempre acreditou e passou aos filhos.

Este filme levanta muitas questões pertinentes, eu própria pensei bastante nessas questões, questionei-me, até que ponto este pai não estaria a fazer o correcto e eu é que estaria mal.

 

Termino a primeira parte de Óscares (2017), deixando aqui o meu favorito na categoria de:

Melhor curta-metragem de animação

Piper de Alan Barillar

 Não é uma fofura... ^_^

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:26


1 comentário

Sem imagem de perfil
Olá Tânia,
Este mês também costumo ver mais os filmes nomeados para os Óscares. Mas para já ainda vi poucos. Só ainda vi o La La Land. Mas quero ver todo os outros, só já não vou ver antes dos Óscares.
Beijinhos

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor






Mensagens



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D