Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


33.jpg

Opinião:

O que é ser peregrino? O que leva um ser humano a efectuar uma peregrinação?
Este é o mote do livro, as autoras não pretendem ser críticas do fenómeno, nem que este livro seja uma obra teológica, querem simplesmente relatar o que levam estes 13 testemunhos colocarem pés ao caminho e suportar a dor dos muitos quilómetros percorridos, dar a conhecer ao público esta "espécie de mar onde desaguam vários rios".

Quer sejam crentes, quer não, quem é que não conhece alguém que já não fez uma peregrinação? Eu conheço muitas pessoas, eu própria já fiz esse caminho várias vezes, felizmente a minha peregrinação é de apenas +- 25 quilómetros, se estes meus míseros quilómetros já me custam, não consigo imaginar o sofrimento daqueles que fazem centenas de quilómetros para chegar ao seu destino...

Quase todos eles, são relatos de promessas e agradecimentos, mas gostei particularmente do "Um católico desiludido", revi-me em muito nas suas palavras, "Sei que existe uma identidade superior chamada Deus ou Cristo, mas há alguns cânones da Igreja nos quais não me revejo... Não defendem os mais humildes e ostentam riqueza."
 
José Soares do Fundão, não vai à missa, não se confessa, eu também não, mas tenho um cantinho cá em casa reservado para a minha fé, não preciso de ir ao culto da igreja de onde vejo constantemente sair fiéis impuros, que comungam da mesma maneira com que apontam as suas palavras vis, sempre de dedo em riste para apontar os defeitos dos outros, sem colocar a mão na consciência e reflectir sobre os seus próprios pecados... Só preciso dos meus momentos de oração em silêncio, interiorizar as minhas graças e continuar a agradecer as bênçãos da minha vida.

Por isso é que o capítulo que mais detestei foi "2500€ para ir a pé", há-de haver sempre quem faça negócio com a incapacidade dos mais vulneráveis, mas, quem sou eu para condenar, as acções ficam para quem as pratica...

No geral, gostei muito desta leitura, relatos emocionantes, alguns até benevolentes, sem dúvida que é um livro curto, mas muito prazeroso...

3-estrelas.jpg

Ana Catarina André e Sara Capelo.jpg

 

Sara Capelo (esquerda) é jornalista, licenciada em Ciências da Comunicação e pós-graduada em Ciência Política e Relações Internacionais. Depois de ter passado pelo Público, entrou para a Sábado, em 2008, onde permanece. Os Estrangeiros que Mandaram em Portugal é o seu primeiro livro.

Ana Catarina André (direita) é jornalista. Nasceu em 1986 e cresceu em Sobral de Monte Agraço. É licenciada em Ciências da Comunicação e mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Trabalha na revista Sábado desde 2008. Colaborou também com a Notícias Magazine e o Diário Económico. Em 2016, fez uma pós-graduação em Direitos Humanos na Universidade de Coimbra.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 05:39



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Opinião em Breve...


Estou a Ler...



Goodreads

2017 Reading Challenge
Tânia Tanocas Já leu 60 livros... A meta era de 50 livros...
hide




Mensagens