Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


"Jogos da Fome" de Suzanne Collins - Opinião

por Tânia Tanocas, em 26.03.17

Sexta leitura para o desafio #marçofeminino

21.jpg

Opinião:

Acho que não existe quase ninguém que não saiba a premissa deste livro, ou até já o tenha lido, confesso que não é dos meus temas favoritos, mas passados quase 8 anos, resisti à tentação (várias vezes) de ver o filme e só consegui dominar-me porque queria ter o prazer de ler o livro antes de ver o filme.

 

Foi uma leitura fluida e compulsiva, com poucos momento mortos, infelizmente (a meu ver) com algumas repetições, mas nada que destrua as boas horas passadas nestes Jogos da Fome.

 

Um pouco agonizante o infortúnio anual destes 12 distritos às mãos do Capitol, mas não é sempre assim? Fiquei com a sensação de não ser um tema assim tão "distópico", cada vez mais estamos como cobaias de diversão para as altas chefias, o "Big Brother" há muito que deixou de ser uma novidade, estando cada vez mais presente no nosso dia a dia e vale de tudo para ganhar-mos vantagem sobre os nossos adversários.

 

Por isso gostei muito da personalidade da Katniss, e do Peeta, dois jovens puros e humildes que só traem os seus valores em casos de necessidade. A maneira como os Produtores instigam a violência para conseguir mais audiência é mais uma forma de fazer ver que muitas das vezes, os actos e respectivas reacções não dependem só de nós.

 

Estou curiosa para saber os desenvolvimentos seguintes, mas não vou já retomar a leitura, até porque pode não parecer, mas para mim foi um livro duro, muito violento até, agora em breve irei ver o filme e perceber se o filme consegue captar os mesmos sentimentos da mesma forma que o livro conseguiu.

4-estrelas.jpg

suzanne-collins-458.jpg

 

Suzanne Collins é autora de literatura infantojuvenil e argumentista de programas televisivos infantis, nomeadamente da Nickelodeon. Em conjunto, os seus livros já venderam mais de 87 milhões de exemplares, sendo a sua obra mais conhecida a trilogia Os Jogos da Fome, com a qual conquistou os leitores dos mais de 50 países onde se encontra publicada, tornando-se bestseller à escala mundial.
Considerado o melhor livro de ficção juvenil de 2008 pelo New York Times e pela Publishers Weekly

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:35


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor






Mensagens



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D