Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Livros # Desafios Literários # Aquisições # Opiniões
Terceira leitura para o desafio #marçofeminino
Opinião:
Um livro de leitura lenta, dá até a sensação de que não desenvolve, mas ao mesmo tempo é fascinante entrar na cabeça de Rebecca e ir acompanhando as suas dúvidas, frustrações e revoltas.
Rebecca é uma mulher de 53 anos, com uma extensa família, mesmo que três das quatro filhas não sejam suas, a sua vida tomou um rumo que só passado tantos anos é que ela se questiona quanto ao seu envolvimento com Joe. Enviuvou muito cedo, viveu sempre em função da família e da continuidade do negócio da família do marido, e agora que todos estão criados e a viver as suas vidas ela questiona-se de como seria a sua vida se não tivesse conhecido Joe e vai tentar reconstruir laços com o passado.
Nunca questionei o meu passado, nem mesmo as decisões erradas, não alterava nada, acredito que só assim é possível fazer de mim o que sou hoje, então porquê remexer no passado se não o podemos alterar? E mesmo que pudesse alterar, as consequências poderiam ser bem piores, então viveria numa constante reconstrução do passado em vez de construir o presente e o futuro.
É a minha primeira leitura desta autora, revelou-se uma boa surpresa, mas não conquistou o meu gosto, gostei da escrita, mas não me interessou de todo a premissa do livro. A determinada altura, olhava para o livro e só pensava "vamos lá, só mais umas páginas, para ver o que acontece e terminar", quando é assim é sinal de que estou a arrastar a leitura e não estou minimamente interessada em continuar, prova disso é também o tempo que levei entre começar e terminar.
Ainda tenho outro livro da Anne para ler, talvez a estória seja diferente e me conquiste ou então (lamentavelmente) talvez não seja escritora para mim.
Anne Tyler nasceu em Minneapolis em 1941, mas cresceu em Raleigh, na Carolina do Norte. Licenciou-se aos dezanove anos pela Universidade de Duke e foi investigadora em Estudos Russos na Universidade de Columbia. O seu décimo primeiro romance, Breathing Lessons, foi galardoado com o Prémio Pulitzer em 1988. É membro da American Academy and Institute of Arts and Letters. Vive em Baltimore.